Home » Ajudas à Navegação » LUZES DE SECTORES

LUZES DE SECTORES

A luz de sectores é um projector de luz que mostra diferentes cores indicando assim ao observador a sua posição relativamente ao enfiamento e à possível correcção a realizar. As lanternas PEL oferecem inúmeras vantagens aos seus utilizadores: uma lanterna PEL pode substituir várias bóias ao longo do canal e evitar a instalação de uma das balizas principais. Além disso, a sua eficiência acrescenta segurança ao porto possibilitando ao barco o seu alinhamento com a entrada a uma distância de 5MN, tanto de dia como de noite.

 

Apresentação das Luzes de Sectores PEL

Nesta apresentação geral encontrará o léxico utilizado nas luzes de sectores e o seu significado, a importância das cores, o funcionamento dos métodos de sombra e projecção e, sobretudo, como seleccionar a lanterna PEL que necessita (PEL 3 ou PEL 6) e recomendações para prolongar a sua vida útil.

 

PEL3

Lanterna Sectores PEL 3

A luz de sectores PEL 3 tem um alcance nominal até 19MN de noite com uma divergência horizontal de 3.5º com lâmpadas TH de 100W e tratamento anti-reflector de ópticas. 

A lanterna PEL 3 possui uma grande definição dos limites do sector: a zona de incerteza reduz-se a 1-3 minutos de arco, aumentando a segurança do porto. O corpo e o canhão são fabricados em aço inoxidável, assim como grande parte dos seus componentes. Estima-se uma vida útil de 20 anos.

A sua aplicação é adequada para enfiamentos, balizamento de canais, entrada de portos entre outras aplicações.

 

PEL6

Lanterna Sectores PEL 6

A PEL 6 é uma luz de sectores de alta definição que sinaliza o enfiamento desde um único ponto. O alcance nominal diurno é de 6MN com uma lanterna de 3.5º de divergência horizontal. O alcance nominal nocturno é de 21MN nos sectores verdes e vermelhos e de 25MN no sector branco.

 

A sua aplicação é adequada para enfiamentos, canais, entradas de portos, delimitação de zonas, entre outros.

 

VLS 46

Lanterna sectores VLS46

A VLS46 é uma luz de sectores que usa tecnologia LED com um projector independente para cada cor. A resolução é superior a 3 minutos de arco (0.05º) que corresponde a uma transição total de cor de 4.5m a 5000m da lanterna. O seu alcance nominal é até 11MN. Devido ao seu baixo consumo, é ideal para instalações em localizações com energia solar. Incorpora controlador e fotocélula.

 

A sua aplicação é adequada para enfiamentos, entrada de portos, marcação de perigos e separação de tráfego.  

VLS46 ULTRA

Lanterna sectores VLS46 Ultra

A lanterna VLS-46 Ultra é uma luz de sectores LED de alta definição que pode alcanzar 6,2MN de dia e até 25MN de noite, con um minuto de precisão por arco.

Pode formar-se um conjunto de até sete projectores. Cada um utiliza uma fonte de luz LED de alta potência e transforma-a num feixe de luz com 5º ou 10º, dependendo do modelo.

Esta luz utiliza-se basicamente para enfiamentos, entradas de portos, marcação de perigos, delimitação de reservas marinhas e separação de tráfego.

Lanterna de Sectores

Lanterna Sectores ODSL 200

A lanterna ODSL 200 é uma luz de alta precisão com um alcance entre 6 e 10MN (T=0,74). A lanterna standard está disponível com 3 ou 6 anéis. O seu nível de incerteza entre sectores é normalmente inferior a 0,5º. Pode levar uma protecção para temporais.

A sua aplicação destina-se a enfiamentos, entrada de portos, marcação de perigos, etc.