Home » Noticias » Figueira da Foz dispõe de um novo cais flutuante no rio Mondego

Figueira da Foz dispõe de um novo cais flutuante no rio Mondego

27/08/2020

O Município da Figueira da Foz, em parceria com a Lindley, disponibiliza um novo cais flutuante no rio Mondego, localizado na Fontela, freguesia de Vila Verde, nas instalações do Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense (CNGCF). A nova infraestrutura flutuante foi concebida e instalada pela Lindley, usando materiais e componentes integralmente produzidos em Portugal.

O objetivo deste equipamento é promover a acessibilidade ao plano de água, aproveitando as escadas e a rampa já existentes, e melhorar as condições naquela zona para actividades de lazer, desportos náuticos e turismo náutico.

O cais tem 40 metros de comprimento com 2 metros de largura e dispõe de três pontos de acesso através de pontes treliçadas, duas dos quais com guardas rebaixadas para permitir colocar e retirar do rio as embarcações de remo, que são muito longas. A estrutura flutuante permite igualmente a acostagem de embarcações de náutica de recreio e está posicionada de forma a permitir a utilização em todos os estados de maré. O projecto foi concebido de forma a suportar os esforços horizontais causados pelas correntes do rio através de um sistema de tirantes e cabos de travamento.

A intervenção na Fontela decorre de um protocolo assinado há cerca de dois anos, entre o Município e o CNGCF, concessionário da área onde se situa o centro náutico até 2029.

 

Noticia em Porto Figueira da Foz aqui



Categorias relacionadas