Home » Noticias » Bóia oceanográfica para o projecto Demowfloat desenvolvido pela EDP Inovação

Bóia oceanográfica para o projecto Demowfloat desenvolvido pela EDP Inovação

25/08/2014

Bóia oceanográfica

A Lindley forneceu e instalou, através da sua representada AXYS Technologies, uma bóia oceanográfica no âmbito do projecto Demowfloat desenvolvido pela EDP Inovação. A AXYS Technologies, especialista no projecto e fabrico de sistemas de aquisição de dados ambientais, foi a empresa escolhida pela EDP Inovação para conceber uma plataforma flutuante com sistemas de medição de intensidade e velocidade do vento à cota altimétrica das turbinas eólicas convencionais.

O projecto Demowfloat é constituído por um consórcio de doze entidades tecnológicas provenientes de cinco países que visa testar e monitorizar o desempenho, a longo prazo, da turbina eólica flutuante WindFloat®, instalada ao largo da Póvoa de Varzim em Portugal, a uma distância de cerca de 4 milhas náuticas da costa na batimétrica dos 50m, cujo objectivo é analisar o aproveitamento da energia eólica do mar e sua posterior conversão para energia eléctrica. Esta turbina experimental está instalada numa área protegida interdita à navegação e é balizada por lanternas de sinalização marítima fornecidas pela Lindley.

A bóia oceanográfica WindSentinel®, recentemente instalada pela Lindley, é parte integrante deste projecto tendo por objectivo a medição e perfilamento vertical das características do vento à cota altimétrica das turbinas eólicas. Este processo está integrado na realização de campanhas de ensaio e medição em zonas piloto e experimentais com vista ao estudo de viabilidade de instalação futura de parques eólicos offshore. Para este efeito a plataforma flutuante foi equipada com um sistema Vindicator®III LiDAR (Light Detection And Ranging), um anemómetro a laser concebido para medir com precisão a velocidade, direcção e turbulência do vento ao longo do plano vertical.

A bóia WindSentinel® encontra-se localizada ao largo de Viana do Castelo, a cerca de oito milhas náuticas da costa no âmbito da primeira fase do projecto prevendo-se que seja reposicionada numa segunda campanha em local a definir. A recolha de dados destas campanhas irá melhorar significativamente a capacidade de desenvolvimento de recursos eólicos offshore em Portugal. A Lindley será também a empresa responsável pela monitorização e manutenção do equipamento, bem como de todos os seus componentes, durante o período de recolha de dados, garantindo assim os níveis de qualidade desejados pela EDP Inovação. 



Categorias relacionadas