Home » Noticias » Novo cais transfronteiriço de Vila Real de Santo António

Novo cais transfronteiriço de Vila Real de Santo António

02/05/2018

O cais transfronteiriço de Vila Real de Santo António, destinado ao embarque e desembarque de passageiros e viaturas para as travessias fluviais entre esta cidade portuguesa e Ayamonte, em Espanha, foi recentemente inaugurado pela Senhora Ministra do Mar, Eng. Ana Paula Vitorino, depois de uma profunda intervenção de requalificação.

A Docapesca, entidade que gere a infraestrutura, adjudicou estes trabalhos à Lindley, que ficou assim responsável por devolver a operacionalidade ao cais que se encontrava em avançado estado de degradação.

A requalificação do novo cais incluiu a desmontagem da ponte de acesso existente e a instalação de uma nova ponte com 16 metros de comprimento e 3 metros de largura, com estrutura em aço tratado e convés em gradil, adequada à circulação de automóveis e peões.

Foram também instalados três pontões em betão reforçado a aço (área total de 45m²), dotados de defensas horizontais e verticais na zona de acostagem. Para garantir a segurança dos utilizadores, o cais foi equipado com módulos de serviços de electricidade e água, escadas de emergência, lanternas autónomas LED que asseguram a sinalização de segurança à navegação e sistemas de iluminação solar.

A experiência da Lindley em soluções flutuantes para ambiente marítimo foi essencial para a concretização deste projeto, que implicou o desenvolvimento de uma solução robusta dimensionada para suportar as cargas resultantes da acostagem e da circulação de viaturas.



Categorias relacionadas