Home » Noticias » Nova bóia articulada para melhorar a navegação do Puerto de Mahón (Menorca)

Nova bóia articulada para melhorar a navegação do Puerto de Mahón (Menorca)

06/11/2015

A Almarin forneceu e instalou uma bóia articulada no canal do Puerto de Mahón, em Menorca (Ilhas Baleares), mais concretamente perto da Ilha de Lazareto.

A Autoridade Portuária das Ilhas Baleares detectou, conforme mencionado no caderno de encargos, "zonas de baixo calado que em condições climatéricas adversas podem gerar situações de perigo para as embarcações ao aproximarem-se da margem que delimitam as bóias". Como solução para melhorar a segurança na navegação, substituiu-se a bóia anterior por uma articulada, obtendo assim um menor raio de rotação. 

As bóias articuladas são formadas por um tubo composto a partir da articulação no morto; o tubo permanece vertical graças a um flutuador submerso que gera um impulso permanente até à superficie. O resultado é similar ao de uma baliza fixa já que o tubo apenas se move, delimitando assim com grande precisão a coordenada em questão. 

A bóia nova, modelo Alba 3, é fabricada com uma estrutura de aço galvanizado e um flutuador de polietileno. Possui um plano focal de 5,5m e está pintada de cor verde com uma faixa vermelha no centro, segundo as recomendações da IALA, marcando desta forma a divisão do canal. Além disto, foi fabricada com uns degraus para um fácil acesso à lanterna e dispõe de um reflector de radar e uma marca de topo.