Colômbia melhora as ajudas à navegação no Golfo de Urabá

25-06-2015
Um total de doze bóias foram fundeadas recentemente: nova bóias laterais, uma de águas seguras, uma especial e uma cardeal, com as respectivas lanternas de 5MN de alcance
Um total de doze bóias foram fundeadas recentemente: nova bóias laterais, uma de águas seguras, uma especial e uma cardeal, com as respectivas lanternas de 5MN de alcance

A Dirección General Marítima de Colombia (DIMAR) continua a desenvolver o plano de melhoria dos sistemas de ajudas à navegação ao largo de toda a costa colombiana. Desta vez o projecto foi realizado no Golfo de Urabá, situado a noroeste do mar das Caraíbas. A Armada encomendou à Almarin, em conjunto com os seus parceiros Cenacol e Iner Consultores, o fornecimento e instalação de bóias de sinalização marítima nos portos de Turbo, Sapzurro e Capurganá e na foz do Rio León.

Este plano ambicioso teve inicio em 2013 nos principais portos do Pacífico e das Caraíbas, Buenaventura e Cartagena. Posteriormente a DIMAR concentrou-se em portos mais pequenos e usados maioritariamente por embarcações de menor envergadura.

Um total de doze bóias foram fundeadas recentemente: nova bóias laterais, uma de águas seguras, uma especial e uma cardeal, com as respectivas lanternas de 5MN de alcance. As bóias do modelo G2200TW foram concebidas com um fluatuador de 2,2m de diâmetro, fabricado em espuma de polietileno de célula fechada e com revestimento de elastómero de poliuretano, assim como uma torre em aço inoxidável que garante grande visibilidade. Este equipamento proporciona resistência e durabilidade a todo o conjunto perante os golpes que pode receber do tráfego marítimo intenso. Este modelo de bóias já tinha sido fornecido no ano passado pela Almarin nas ilhas de San Andrés e Providencia.

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