Home » Noticias » Lindley instala passadiços flutuantes no rio Tâmega

Lindley instala passadiços flutuantes no rio Tâmega

30/09/2016

Passadiços-Flutuantes-Aluminio-Amarante

A Câmara Municipal de Amarante adjudicou à Lindley o fornecimento e a execução dos passadiços flutuantes instalados na Ínsua dos Frades, na zona histórica de Amarante. Este projecto deu início à primeira fase do Plano de Proteção do Rio Tâmega levado a cabo pelo município e que visa devolver o rio aos amarantinos.

O projecto englobou o fornecimento e instalação de dois conjuntos de passadiços flutuantes com troços de 30m e 24m com estrutura em liga de alumínio marítimo, convés em pinho nórdico e flutuadores em polietileno rotomoldado. Os passadiços instalados têm como objectivo facilitar a passagem entre a margem esquerda do Tâmega e a Ínsua e ainda garantir a ligação entre dois pontos da Ínsua. Segundo a autarquia os passadiços estarão disponíveis para utilização entre os meses de Maio e Setembro quando as águas do rio o permitem.

A experiência da Lindley em encontrar soluções adaptadas aos requisitos específicos de cada aplicação foi uma mais-valia neste projeto que implicou a escolha de um equipamento ligeiro, facilmente desmontável e simultaneamente apto para o tráfego pedonal; foi também factor decisivo a concepção de um sistema de amarração simples, de acordo com as características fluviais do rio Tâmega e ainda o projecto dos encontros entre passadiços e terra de modo a que suportassem os esforços de ancoragem.

Concluída a primeira fase da intervenção prevê-se a curto prazo o início da segunda fase com as operações de preservação e limpeza de espécies vegetais exóticas e invasoras e a futura expansão de infraestruturas a outras zonas ribeirinhas.



Categorias relacionadas

Sub-categorias relacionadas