Home » Noticias » A Câmara Municipal de Setúbal instala uma ponte-cais no Portinho da Arrábida

A Câmara Municipal de Setúbal instala uma ponte-cais no Portinho da Arrábida

06/06/2019

ponte-cais

No projecto de reabilitação e valorização do Portinho da Arrábida, a Câmara Municipal de Setúbal instalou um ponte-cais fixo de 50 metros de comprimento destinado à atracação temporária de embarcações de recreio e marítimo-turísticas que visitam a área protegida da Arrábida. A empresa Lindley, especializada na concepção e construção de marinas e portos de recreio, foi premiada para realizar a fabricação e instalação do cais.

O projeto teve muitos desafios técnicos e estéticos, já que a profundidade é muito reducida perto da margem, a rota das marés é de 4 metros, a localização é bastante exposta e a área é integrada a um ambiente ambiental protegido, que exigiu estudos detalhados e testar soluções antes da decisão final de construção.

Este ponte-cais fixo, construído em aço estrutural galvanizado pintado, é suportado por estacas metálicas cravadas o fundo para não usar um sistema de corrente que destruiria a flora subaquática. Além disso, tem escadas de acesso e plataformas de atracação para barcos, escadas de serviço de emergência, iluminação de pavimento e módulo de emergência.



Categorias relacionadas