Home » Noticias » Renovação do farol de Cap de Creus

Renovação do farol de Cap de Creus

17/11/2015

Farol Cap Creus

O farol de Cap de Creus, localizado na zona mais oriental da Península Ibérica, no emblemático Parque Natural de Creus, estreou recentemente uma nova cúpula. A Almarin foi a empresa à qual foi adjudicado o concurso licitado pelo Porto de Barcelona para levar a cabo o projeto, fornecimento e instalação desta cúpula, assim como outras duas lanternas visitáveis para as novas balizas na boca norte e sul do Porto de Barcelona. 

No farol de Cap de Creus, os trabalhos incluiram a retirada da antiga cúpula e a montagem da nova, assim como a reconstrução do muro de suporte que sustinha a antiga cúpula. A nova lanterna visitável, fabricada em aço inoxidável 316 e com cristais temperados, substitui a anterior datada de 1960. Esta já estava danificada e apresentava um avançado estado de corrosão na sua estrutura de ferro que, consequentemente, provocava a rutura dos cristais com frequência, comprometendo a sua estanqueidade. Agora, os atuais montantes verticais facilitam a substituição dos cristais e a sua manutenção. Durante a realização da obra no mês de Outubro, o farol operou com a lanterna de reserva, reduzindo temporariamente o seu alcance. 

Em Barcelona, as lanternas visitáveis foram instaladas no início de Outubro encima de umas torres de betão recentemente construidas e projetadas pela Autoridade Portuária de Barcelona. Com estas instalações emblemáticas, a Almarin reforça a sua trajetória em projetos de equipamentos para faróis; incluindo, a partir de agora, as lanternas visitáveis na sua gama de produtos para ajudas à navegação marítima.  

 

 



Sub-categorias relacionadas