Home » Noticias » Renovação da Zona Ribeirinha de Lisboa

Renovação da Zona Ribeirinha de Lisboa

01/05/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Lindley orgulha-se de ter sido seleccionada para o projecto da nova infra-estrutura náutica da Praça do Comércio, uma das localizações mais emblemáticas da zona ribeirinha de Lisboa.

A entidade pública portuguesa ATL não permitiu que a pandemia COVID alterasse os seus planos de melhoria das infraestruturas de Lisboa. O principal objetivo do projeto de investimento de 2021 era reabilitar a zona ribeirinha do centro da cidade, focada na relação da cidade com o rio, criando cais de acesso seguro e de fácil acesso para barcos de turismo, mantendo a estética e o charme da zona ribeirinha histórica de Lisboa.

O primeiro projeto localizado em frente à Praça do Comércio é um cais de desembarque de 30m de comprimento para barcos turísticos, construído com um pontão de betão de 6m de largura com deck de madeira seguido por uma passarela de aço de 20m ancorada com fingers reforçados de 20m de raio.

O segundo projeto, algumas centenas de metros rio acima, fica na Doca da Marinha, uma antiga bacia da marinha agora convertida num pequeno porto para barcos de turismo incluindo uma área de atracação. Este projeto envolveu o fornecimento de quebra-mar flutuantes de betão para garantir a proteção adequada da bacia e o fornecimento de pontões de aço atracados em estacas. O projeto vai permitir aos visitantes desfrutar de passeios no rio, uma vez que a Doca da Marinha vai receber as típicas embarcações do rio Tejo. Ambos os projetos foram equipados com pedestais de luz, eletricidade e água, além dos equipamentos de segurança necessários.