Home » Noticias » Reabilitação do Cais Ro-Ro e do Cais Bartolomeu Dias no Porto de Portimão

Reabilitação do Cais Ro-Ro e do Cais Bartolomeu Dias no Porto de Portimão

01/09/2015

Cais Ro-Ro Portimão

A Lindley, especializada na construção de marinas e docas, foi a empresa escolhida pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) para realizar as obras de reabilitação do cais Ro-Ro e do cais Bartolomeu Dias, no Porto de Portimão.

A primeira intervenção, realizada na plataforma do cais Ro-Ro, englobou o tratamento anticorrosivo de toda a superfície do piso metálico inferior do cais e o fornecimento e instalação de um deck em madeira exótica com área aproximada de 180m2. A estrutura foi dotada de uma rampa de acesso adequada a passageiros com mobilidade reduzida, permitindo a melhoria das condições de acessibilidade e segurança dos passageiros dos navios de cruzeiros que atracam no cais.

O cais Bartolomeu Dias, localizado na zona ribeirinha de Portimão, com capacidade para 70 embarcações, foi também alvo de reabilitação profunda que incluiu a substituição de passadiços e fingers e ainda o melhoramento da maioria do equipamento existente.

A obra consistiu na substituição das estruturas metálicas dos passadiços e fingers, na substituição da maioria dos flutuadores da instalação original e da colocação de madeira nova nos decks dos passadiços e fingers. Em simultâneo, procedeu-se a uma beneficiação profunda das estacas de amarração e da ponte de acesso à infraestrutura flutuante mediante tratamento mecânico e pintura.

Com esta intervenção pretendeu-se prolongar a vida dos equipamentos e da infraestrutura original que foi anteriormente instalada pela Lindley.

Os trabalhos executados foram concluídos em Agosto de 2015 e permitirão melhorar as condições de acesso dos utentes do cais Bartolomeu Dias e dos passageiros dos navios de cruzeiros do cais Ro-Ro no Porto de Portimão.



Projectos relacionados