Home » Noticias » Vela Adaptada: O mar sem limitações e ao alcance de todos

Vela Adaptada: O mar sem limitações e ao alcance de todos

02/04/2020

A Lindley, fabricante de passadiços flutuantes, está fortemente comprometida com o projecto da vela adaptada. Um dos seus objetivos consiste em conceber, fabricar e instalar infraestructuras flutuantes adaptadas às necesidades de pessoas com mobilidade reduzida. Desde 2005 a Lindley colabora com diversos clubes náuticos e municípios para, em conjunto, permitir a execução destas infraestruturas. 

Destacamos neste âmbito a iniciativa 'Vela sem Limites' do Clube Naval de Cascais, em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Em conjunto com os promotores desta iniciativa, a Lindley desenvolveu uma solução adequada a utilizadores em cadeiras de rodas equipando o casi com meios auxiliares de embarque e desembarque. Os passadiços flutuantes ‘adaptados’ fortam concebidos com bordo libre rebaixado, roda-pé de segurança e varandins de protecção, além de terem flutuação especial para assegurar estabilidade e maior capacidade de sobrecarga.
A ponte de acesso foi dotada de pavimento anti-derrapante e corrimão adicional para facilitar a circulação de cadeiras de rodas e a utilização por pessoas com visão reduzida.

A infraestrutura está equipada com uma grua portátil equipada com arnês, funda e sistema anti-queda para possibilitar transferência dos utilizadores para e das embarcações. Estas soluções, desenvolvidas específicamente para o desporto adaptado, estão disponíveis para o mercado nacional e internacional, permitindo criar infraestructuras inclusivas de forma que todas as pessoas possam desfrutar do mar e da navegação sem limites e em segurança.



Categorias relacionadas