Pontões da Lindley recebem novamente as embarcações da Volvo Ocean Race

02-06-2015
A Doca de Pedrouços já tinha sido escolhida em Maio de 2012 para receber as embarcações da regata
A Doca de Pedrouços já tinha sido escolhida em Maio de 2012 para receber as embarcações da regata

A Lindley Marinas, especializada em equipamento flutuante para marinas e portos, foi a responsável pelo fornecimento dos pontões flutuantes utilizados em duas marinas que fazem parte dos ‘stopovers’ da Volvo Ocean Race 2014-2015: Lisboa (Portugal) e Itajaí (Brasil). Em Abril a VOR fez uma paragem em Itajaí, e dez dias depois de ter partido de Newport chegou à cidade de Lisboa, onde irá permanecer até dia 7 de Junho.

A Doca de Pedrouços já tinha sido escolhida em Maio de 2012 para receber as embarcações da regata, tendo-se verificado uma afluência de cerca de 200 mil visitantes durante os dez dias de permanência da frota na cidade. Na altura, a inclusão de Lisboa no roteiro da VOR acelerou a reconversão da Doca de Pedrouços permitindo a sua requalificação. A Administração do Porto de Lisboa (APL), entidade responsável pela obra, adjudicou o fornecimento de equipamentos da área molhada da Doca de Pedrouços à Lindley; os trabalhos executados, concluídos em Abril de 2012, englobaram a instalação de vários pontões flutuantes com estrutura em betão reforçado e aço galvanizado pintado; foram ainda fornecidas pontes e portões de controlo de acesso e pedestais de emergência, segurança e serviços de água, iluminação e energia elétrica.

Em 2015, para assegurar boas condições operacionais e de segurança das infraestruturas, executaram-se trabalhos de manutenção pontual dos pontões flutuantes, confirmando o comportamento satisfatório do equipamento para receber novamente as embarcações da VOR. Os veleiros da Volvo Ocean Race são a prova da fiabilidade e robustez dos pontões fabricados pela Lindley, pois no 'stopover' de Itajaí os pontões de betão que acolheram as embarcações do evento foram também fabricados e fornecidos por esta firma. A obra, concluída no primeiro trimestre deste ano, foi executada pela Lindley em parceria com uma empresa local. O fabrico dos pontões, realizado num estaleiro próximo da obra, foi controlado pela equipa técnica da Lindley que também se encarregou de supervisionar o processo de montagem dos passadiços a nado. Segundo a organização da VOR, estima-se que os pontões de Itajaí tenham recebido milhares de pessoas, durante os 17 dias de presença na cidade. A volta ao mundo teve início em Alicante, em Outubro de 2014 e terminará a 27 de Junho em Gotemburgo, na Suécia.

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