Home | Projectos | Novos módulos de quebra-mar flutuante no Porto de Aguete
Novos módulos de quebra-mar flutuante no Porto de Aguete
02-06-2022
Este quebra-mar protege a frota portuária das ondas geradas pelo vento, amarrada a um campo de bóias e ao cais de atracação utilizado durante o verão.
A ALMARIN, em colaboração com a LINDLEY MARINAS, concluiu a renovação do atenuador de ondulação do Porto de Aguete, na Ria de Pontevedra, com o fornecimento e instalação de dois novos módulos quebra-mar flutuante. Esta infraestrutura protege a frota de recreio e pesca da ondulação gerada pelo vento. Os trabalhos incluíram a remoção e limpeza de dois dos oito módulos de quebra-mar existentes e o fornecimento e instalação de dois módulos de 20 metros de comprimento, 5 metros de largura e 1,8 metros de altura cada.
Com estes novos módulos de 67 toneladas por peça e um metro mais largo que os anteriores, haverá uma melhoria nas condições de atracação naquela área do porto. O sistema de amarração é composto por uma corrente dupla de 44 mm de 10 toneladas com um design especial para penetrar no solo quando ocorre uma tração da corrente. Os módulos de quebra-mar flutuantes da linha QMF foram fabricados pela Lindley. Esta obras exigiu meios especiais, como plataformas hidráulicas de transporte e um guindaste autopropelido de 500 toneladas de capacidade.